O coração para manter o bom funcionamento do corpo precisa bater em um ritmo e frequência considerado normal. A arritmia é uma condição médica que acontece quando existe uma irregularidade em relação ao ritmo dos batimentos cardíacos.
Existem diferentes tipos de arritmia cardíaca, dependendo do local do coração que é afetado pela falta de ritmo. O eletrocardiograma é um dos principais exames usados para diagnosticar a arritmia cardíaca.
Na arritmia sinusal, o paciente pode ter uma alteração no eletrocardiograma, mas não necessita de nenhum tratamento médico específico. Já a arritmia ventricular e a arritmia supraventricular referem-se ao ponto do coração onde esse problema no ritmo cardíaco está localizado.
Os principais sintomas das arritmias são: tonturas, desmaios, falta de ar, palpitações, aperto no peito e cansaço. O tratamento das arritmias é geralmente feito por meio do uso de medicamentos e da prática da vida saudável., porém em alguns casos podem necessitar de intervenção cirúrgica.