O que é Eletrocardiograma?
O Eletrocardiograma é um exame, realizado no consultório Dra. Alinne Guimarães de avaliação da atividade elétrica do coração através de eletrodos fixados na pele. A partir disso, é possível detectar o ritmo do coração e o número de batimentos por minuto.
Como é feito o exame Eletrocardiograma?
O exame eletrocardiograma é rápido e simples. Durante a realização do ECG, o paciente fica deitado numa maca em repouso por 5 minutos antes do procedimento, para que o resultado não sofra influência de fatores externos, tais como atividades físicas ou uso de cigarros e de preferência que o paciente esteja em jejum. Os impulsos elétricos do coração são registrados no exame.
Em seguida, os eletrodos são colocados na parede torácica anterior (região frontal do peito), nos punhos e tornozelos, e aplica-se um gel sobre esses dispositivos para auxiliar na medição da corrente elétrica. É recomendado que a pele esteja bem limpa e desengordurada nos locais de fixação dos eletrodos.
Em alguns casos, se o corpo do paciente tiver muitos pelos, uma depilação será necessária. O eletrocardiógrafo é ligado e conectado aos eletrodos por meio de fios que irão registrar a atividade elétrica do coração. Após o exame, o aparelho fará a impressão de 12 visões diferentes do órgão.
Preparo do exame Eletrocardiograma?
Em geral, não é necessária nenhuma preparação antes do exame em adultos.
Contra indicações?
Não há contraindicações para a realização do ecocardiograma.
Tempo de duração?
O eletrocardiograma geralmente leva de 5 a 10 minutos para ser concluído.
Doenças que o Eletrocardiograma detecta?
Alguns problemas cardíacos que o eletrocardiograma pode diagnosticar:
- Irregularidades no ritmo cardíaco (arritmia);
- Aumento de cavidades cardíacas;
- Patologias coronarianas;
- Infarto do miocárdio;
- Distúrbios na condução elétrica do órgão;
- Problemas nas válvulas do coração;
- Infarto em situações emergenciais;
- Doenças genéticas;
- Doenças transmissíveis, entre outros.
Ele também pode ser usado para verificar a saúde do coração quando outras doenças ou condições estão presentes, tais como: pressão alta ou hipertensão, colesterol alto, tabagismo, diabetes e pessoas que apresentem um histórico familiar de doença cardíaca precoce.
Além disso, o exame também serve para monitorar dispositivos implantados no coração, como marca-passos, e avaliar seu funcionamento no coração.